Por conta da pandemia do novo coronavírus pelo mundo, foi necessário mudar comportamentos, hábitos e rotinas de modo geral. O confinamento, aliado ao medo de contrair a doença e à insegurança financeira, testa dia após dia a saúde mental das pessoas.

Este período de estresse pode ter um impacto profundo no emocional das pessoas a longo prazo. Segundo pesquisas da MQ (Instituto de pesquisas psiquiátricas do Reino Unido) e da Ipsos Mori, mais de 3 mil entrevistados relataram um aumento de ansiedade, medo de ficar mentalmente mal e não conseguir tratamento, entre outras consequências negativas para o psicológico.

Este mal-estar emocional pode impactar diretamente no seu desempenho profissional, seja você empreendedor ou colaborador. Para minimizar esse efeito, nós da Wiser XP selecionamos algumas dicas para passar por esse momento com mais tranquilidade.

5 cuidados com a sua saúde mental nesta quarentena

1. Saber demais às vezes é ruim! O excesso de informações pode potencializar sua ansiedade e causar pânico. É óbvio que é preciso saber sobre o assunto, suas formas de prevenção e até mesmo qual a situação da disseminação da doença. Para isso, estabeleça horários para consumir notícias e busque fontes confiáveis.

2. Quem diz que não gosta de rotina, não conhece seus benefícios neste momento. Tenha horários para acordar e dormir, faça todas as refeições e, se possível, faça alguns exercícios físicos também. Além disso, não use o home office como desculpa para trabalhar mais (ou menos)! Procure um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Como ter mais qualidade de vida no ambiente corporativo? Veja mais aqui.

3. Se você já está acostumado a fazer videoconferência com sua equipe ou clientes, não vai ser difícil fazer o mesmo com sua família e amigos, né? Use a tecnologia a seu favor para se aproximar daqueles que não pode visitar neste momento. Vai fazer bem para a sua saúde mental e para a deles também.

4. Sabe aquele monte de atividades que você sempre quis fazer e não tinha tempo por conta dos compromissos? Essa é a hora! Desligue o celular e a televisão e foque nos hobbies que gostaria de ter, nos livros que quer ler, nos filmes que quer ver, etc.

5. Não se compare ou se cobre tanto! Tudo bem se você só tem conseguido fazer o seu trabalho e mais nada. A reclusão em virtude de uma pandemia não é algo usual e pode te colocar em uma posição de inércia. Fique atento para isso não prejudicar seu desempenho profissional ou sua saúde mental. E caso sinta necessidade, procure ajuda profissional, como terapias online.

A saúde do mundo corporativo

Cada vez mais vai ser preciso que as empresas pensem em novos modelos de escritórios ou até mesmo sobre o home office. A necessidade de se adequar urgentemente ao isolamento social escancarou a importância de repensar os espaços físicos das organizações.

Neste momento em que praticamente tudo está parado, quanto menos m² e infraestrutura alugados, menor é o custo fixo mensal. Quem conseguiu otimizar e gerenciar suas estações de trabalho antes do coronavírus, atualmente tem uma redução de 30% nos gastos, uma chance maior de se recuperar financeiramente e está trabalhando em casa mais tranquilamente.

Pensando nisso, a WiserXP, partner da Condeco, trouxe para o Brasil uma tecnologia criativa e inovadora focada no gerenciamento eficiente do espaço físico e voltada para estações de trabalho que são muito úteis para os setores de TI, RH e Facilities.

Esta ferramenta gera e fornece dados para gerenciar estações de trabalho compartilhadas e rotativas, ajuda na localização e reserva de mesas que atendam às necessidades da sua equipe e permite que o usuário faça a reserva de um espaço por meio de dispositivos moveis, web, quiosques ou até mesmo telas digitais posicionadas na mesa.

Para entender melhor como funciona esta solução, clique aqui.

Se você ainda não parou para refletir sobre isso, analise o local e a jornada de trabalho perfeitos para sua equipe e empresa e saiba mais sobre os escritórios 4.0 e como você pode implementá-lo em sua empresa quando tudo voltar ao normal.