Ver a empresa crescer é o sonho de todos os empreendedores. A evolução corporativa pode significar mais demandas e mais dinheiro entrando. Por outro lado, pode exigir mais colaboradores, um local de trabalho maior e, consequentemente, mais gastos.

Pensando nisso, as corporações começaram a buscar alternativas para diminuir essas despesas. Os coworkings e até mesmo home office foram algumas das opções mais comumente adotadas. No entanto, recentemente surgiu uma nova possibilidade: as estações de trabalho flexíveis.

Se você não sabe qual é a melhor opção para a sua empresa, clique aqui e entenda mais.

Em vez de ter mesas fixas para todos os funcionários e espaços vazios por algum tempo da jornada de trabalho, as empresas analisam o fluxo de pessoas em seu escritório e a real necessidade da quantidade de postos. Dessa forma, a mesma mesa pode ser utilizada por mais de uma pessoa em períodos diferentes do dia, reduzindo assim os custos.

Quais os benefícios para os colaboradores?

“Como assim não vou ter uma mesa só pra mim na empresa em que trabalho?”. Esse pode ser o primeiro pensamento que vai passar na cabeça de cada um da sua equipe. No entanto, as vantagens dessa modalidade são tantas que vão ganhar seus corações.

Com as estações de trabalho flexíveis, a organização proporciona mais mobilidade para seu time e permite que cada um tenha liberdade para escolher onde quer e precisa se sentar naquele momento. Essa autonomia demonstra confiança da empresa em seus funcionários.

Outro benefício é a integração entre os colaboradores. Seja por indisponibilidade momentânea, necessidade ou vontade, isso permite que uma pessoa se sente em diferentes baias, conhecendo aqueles que estão ao seu redor e favorecendo o espírito colaborativo do ambiente.

Além disso, essa modernização do ambiente corporativo faz com que as diferenças hierárquicas sejam atenuadas, favorecendo a ideia de igualdade de importância de todos os funcionários, uma vez que todos podem realizar suas funções de qualquer posto.

Como gerenciar as estações de trabalho flexíveis?

Uma das inseguranças dos empresários ao adotar essa estratégia é como fazer a gestão dos postos de trabalho. Se a sua preocupação é se vai ser necessário contratar uma pessoa apenas para controlar onde cada um está, pode esquecer. Atualmente já existem softwares que fazer esse controle automatizado.

Quer saber como fazer o workplace management? Clique aqui.

A Wiser XP fornece ao mercado brasileiro uma ferramenta que facilita a localização e reserva de mesas que atendam às necessidades dos colaboradores. Esta solução permite que o usuário faça a reserva de um espaço por meio de dispositivos moveis, web, quiosques ou até mesmo telas digitais posicionadas na mesa.

Sendo assim, sua equipe pode reservar onde quer se instalar naquele dia por meio de um aplicativo e confirmar a reserva fazendo um check-in ao chegar no local. Assim como os sensores de vagas de estacionamento dos shoppings, os dispositivos mudam de verde para vermelho quando ocupados, facilitando a visualização de locais disponíveis.

Além disso, essa ferramenta permite analisar os relatórios de uso e no-show, por exemplo, para tomar decisões mais assertivas de planejamento e promover melhorias contínuas para seu time. Para saber mais sobre a solução, clique aqui.

A Oktra, empresa líder em design e construção de escritórios em Londres, registrou um aumento de 30% nos funcionários e passou a avaliar soluções que lhes permitissem gerenciar efetivamente seu espaço de trabalho, força de trabalho ágil e requisitos de projeto complexos.

Em 12 semanas, a Condeco, fornecedora das ferramentas comercializadas pela Wiser XP, conseguiu acomodar 125 funcionários onde antes cabia apenas 90 utilizando o método de estações de trabalho flexíveis e a solução para gerenciamento Condeco Desk Booking.

Para saber mais sobre este case, clique aqui.

Entendeu como aumentar o número de colaboradores sem precisar mudar de escritório?

 

Segundo o levantamento da Condeco, o investimento no local de trabalho traz inúmeros benefícios. Dentre eles, estão o aumento de 37% em produtividade e de 26% em inovação. Além disso, também dá à equipe 24% mais flexibilidade e agilidade, 22% a mais de saúde e bem-estar, e ainda reduz em 25% os custos da empresa.

Agora que você já sabe mais sobre gerenciamento de estações de trabalho, seu impacto positivo e algumas maneiras de incluir em seu ambiente corporativo, visite nosso blog e conheça mais sobre os escritórios 4.0 e saiba quais outras inovações você pode colocar em prática.