Para reduzir a disseminação do novo coronavírus, muitas pessoas estão praticando o home office a fim de manter o seu trabalho mesmo com o isolamento social. Porém, o maior desafio no momento é como manter a produtividade trabalhando em casa.

Mesmo para aqueles que já tinham o hábito de realizar algumas tarefas profissionais no conforto do lar, este período pode ser desafiador. Isso porque não só eles, mas os pais, irmãos, cônjuges e/ou filhos também estarão no mesmo ambiente, tentando lidar com a reclusão.

Para tornar esse momento um pouco mais fácil e eficiente, nós, da WiserXP, levantamos algumas dicas para que você transforme seu espaço familiar em um escritório tão bom quanto aquele que você costumava frequentar. Quer saber mais? Confira a seguir!

Como ser produtivo trabalhando em casa

1. Escolha um local específico para trabalhar. Nós estamos acostumados a mudar de ambiente quando mudamos de responsabilidades. Ir de “casa” ao “trabalho” faz com que o cérebro se prepare para as expectativas e demandas profissionais. Por isso, a melhor saída é escolher um cômodo em particular para ser o seu escritório.

2. Continue se vestindo como se fosse sair. Esta atitude, assim como a de cima, reforça a mente a trabalhar de outra forma. O pijama pode fazer com que se sinta mais preguiçoso e menos propenso a fazer o seu melhor. Aposte em uma vestimenta para um dia normal de trabalho e perceba como ficará mais produtivo.

3. Use móveis com boa ergonomia, se possível. Esse tipo de mobiliário é projetado para melhorar a postura e mantê-lo confortável por longos períodos. Caso não tenha como adquirir um móvel assim para realizar o home office, veja de que formas pode adaptar o que já tem para torná-lo mais adequado para sua jornada.

4. Opte por ficar próximo a janelas. A luz natural tem impacto no seu humor, torna você mais produtivo a curto prazo e evita os efeitos da depressão a longo prazo. Além disso, também está associada à queda na fadiga ocular, dores de cabeça e visão turva.

Você sabe qual a importância do ambiente na produtividade dos colaboradores? Então clica aqui.

5. Decore o seu ambiente. Não é porque você está trabalhando em casa que o local precisa ficar do mesmo jeito que antes. Coloque algumas plantas e quadros que você considera interessantes para dar um up na sua eficiência e na criatividade. Eles podem ajudar muito nisso!

6. Música sim, mas em volume moderado. Ainda que não tenha colegas que podem se incomodar com seu gosto musical, nada de colocar o som no último. Isso pode não só impactar na sua concentração, como prejudicar a sua audição.

7. Desligue a televisão. Se você acha que não tem problemas em deixar a TV ligada em um programa qualquer, acredite: o ruído de fundo pode te levar à distração. A melhor solução para isso é focar no trabalho e escolher alguns momentos de pausa para assistir ao que gosta.

8. Mantenha o seu horário de trabalho. Quando você está cheio de demandas ou a concentração demora a aparecer, é fácil cair no erro de alterar o início ou o término da jornada. Isso pode fazer com que sua produtividade caia e atrapalhe seu fluxo de trabalho.

É hora de repensar os espaços de trabalho

Muito já foi falado sobre os novos modelos de escritórios ou até mesmo sobre o home office. No entanto, as mudanças corporativas para se adequar ao isolamento social escancararam a necessidade das empresas de pensar melhor sobre seus espaços físicos.

“É preciso manter 100 postos fixos se somente 50 dos meus colaboradores vão à companhia todos os dias?” ou “Meus funcionários intercalam os horários de suas presenças na empresa. Preciso de mesas para todos eles?” são alguns exemplos de reflexões importantes.

Neste momento em que tudo está parado, quanto menos m² e infraestrutura alugados, menor é o custo fixo mensal. Quem conseguiu otimizar e gerenciar suas estações de trabalho antes do coronavírus, atualmente tem uma redução de 30% nos gastos, tem uma chance maior de se recuperar financeiramente e está trabalhando em casa mais tranquilamente.

Pensando nisso, a WiserXP, partner da Condeco, trouxe para o Brasil uma tecnologia criativa e inovadora focada no gerenciamento eficiente do espaço físico e voltada para estações de trabalho que são muito úteis para os setores de TI, RH e Facilities.

Esta ferramenta gera e fornece dados para gerenciar estações de trabalho compartilhadas e rotativas, ajuda na localização e reserva de mesas que atendam às necessidades da sua equipe e permite que o usuário faça a reserva de um espaço por meio de dispositivos moveis, web, quiosques ou até mesmo telas digitais posicionadas na mesa.

Para entender melhor como funciona esta solução, clique aqui.

Se você ainda não parou para refletir sobre isso, analise o local e a jornada de trabalho perfeitos para sua equipe e empresa e confira algumas das opções de escritórios no nosso blog. Dessa forma, você vai poder tomar decisões mais assertivas quando tudo voltar ao normal.