Você já parou para pensar como o ambiente da sua empresa pode influenciar diretamente na produtividade da sua equipe? A combinação entre espaço físico e clima organizacional tem impacto direto nas pessoas e nos negócios, uma vez que um depende do outro para obter bons resultados.

 

Segundo a pesquisa realizada pelo portal Trabalhadores.com, 52% dos funcionários buscam obter motivação no ambiente de trabalho, assim como ter uma boa relação interpessoal entre colegas e líderes.

 

Ao proporcionar mais qualidade de vida, estará também dando mais motivação e engajamento para seus colaboradores, obtendo o combustível necessário para que seu time vista a camisa e contribua para o sucesso da sua empresa.

 

Além disso, também é preciso investir numa gestão eficiente do espaço físico da sua empresa para que a estrutura possa contribuir com o desempenho do seu time e permitir que o ambiente de trabalho seja estimulante e adequado.

 

Como aumentar a produtividade da sua equipe?

 

Investir no seu público interno é vital. Afinal, é ele que trabalha diariamente para que o seu negócio prospere. Muitas empresas apostam em programas de incentivo em que os colaboradores com bom desempenho recebem vantagens e bônus.

 

Ter planos de carreiras e de remuneração bem estruturados também é importante para o quadro de funcionários, uma vez que permite que eles progridam conforme sua performance dentro da mesma corporação e possam ter mais estabilidade e segurança para planejar o futuro.

 

Dar liberdade ao seu time é imprescindível, seja permitindo um horário mais flexível, aceitando a rotatividade de estações de trabalho ou liberando o home office. Isso demonstra confiança no resultado que será apresentado.

 

Para aumentar a produtividade da sua equipe, empresas como Google, Microsoft e Apple criaram salas de descompressão onde os colaboradores podem relaxar, fugir da pressão dos problemas cotidianos e até interagir com outras pessoas, retornando ao trabalho revigorados.

 

Mediar discussões e debates de forma respeitosa, promover a interação sadia entre colegas e superiores e estabelecer um canal de comunicação com todo o time faz com que as pessoas se sintam bem em seu ambiente de trabalho.

 

Verificar periodicamente se os espaços físicos estão adequados para sua quantidade de funcionários, quais são as condições de trabalho, se tudo está funcionando perfeitamente, etc. Com isso, as pessoas se sentirão confortáveis no local onde passam a maior parte do dia.

 

Como consequência das medidas mencionadas, seu negócio terá uma atmosfera corporativa agradável e altos níveis de produtividade, diminuindo a rotatividade da equipe e dos clientes.

 

Como a Wiser XP pode ajudar?

 

 Wiser XP oferece ao mercado duas tecnologias criativas e inovadoras focadas na gestão do espaço físico e no aumento da produtividade da sua equipe: uma voltada para salas de reunião e a outra para estações de trabalho.

 

O primeiro software tem funcionalidade contínua para reservas de salas de reunião, catering, vídeo conferência, fornecendo uma visão clara das reservas e disponibilidade. Quando a reunião muda, tudo é atualizado em um processo rápido, mantendo todos informados.

 

O segundo fornece ferramentas e dados para implementar e gerenciar estações de trabalho compartilhadas e rotativas, além de ajudar na localização e reserva de mesas que atendam às suas necessidades.

 

Gostou do post? Como está a produtividade da sua equipe? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente suas experiências sobre o assunto!