Você já parou para pensar de que forma pode investir no desenvolvimento do workplace da sua empresa? Caso a resposta seja negativa, levantamos alguns pontos que podem ser importantes na sua tomada de decisão.

 

Segundo o levantamento da Condeco, fornecedora de tecnologias de utilização e gerenciamento de espaços oferecidas pela Wiser XP, com CEOs, CTOs e responsáveis por essa área, o investimento no local de trabalho traz inúmeros benefícios.

 

Dentre eles estão o aumento de 37% em produtividade e 26% em inovação. Além disso, também dá aos colaboradores 24% mais flexibilidade e agilidade, 22% mais saúde e bem estar, e ainda reduz em 25% os custos da empresa.

 

No entanto, há uma série de questões que devem ser consideradas na hora de realizar mudanças em seus espaços corporativos, conforme identificou a Condeco. Entenda melhor nos tópicos a seguir.

 

Quais são os maiores desafios para desenvolver seu workplace?

 

Quando o assunto é desafio, o principal ponto levantado pelos entrevistados foi a transformação digital dos locais de trabalho. Para 60% dos profissionais, a integração de tecnologia em todas as áreas é uma das maiores dificuldades e permanecerá na casa dos 50% nos próximos cinco anos.

 

A adaptação do espaço organizacional conforme as expectativas dos colaboradores também é uma das preocupações dos empresários. No total, 52% deles ficam apreensivos com a necessidade de atividades mais flexíveis e o desejo de usar o workplace com maior eficiência. Nos cinco anos seguintes, a tendência é esse índice baixar para 44%.

 

Já a utilização eficiente da área de trabalho é considerada o terceiro maior desafio para 36% dos líderes. Para reduzir os custos com estações de trabalho, é vital ter espaços flexíveis, com menos mesas por pessoa e mais ambientes diferenciados para trabalhar. A expectativa é que esse número aumente para 38% nos próximos anos.

 

Com a disposição de vencer esses desafios e o investimento necessário em seu ambiente corporativo, a probabilidade de melhorar a colaboração dos funcionários e, por sua vez, a produtividade deles é gigante, fazendo com que sua empresa tenha um ótimo desempenho também.

 

Como fazer com que o ambiente corporativo seja mais agradável?

 

  • Personalização: Permita que os funcionários imprimam sua personalidade na decoração dos seus espaços pessoais com porta-retratos, plantas, bonecos e até mesmo canetas coloridas, desde que não seja em excesso.

 

 

  • Espaços de convivência: Crie locais onde os colaboradores possam bater um papo ou tomar um café em uma pausa de suas atividades. Esses momentos aproximam os colegas e fazem com que o trabalho flua com mais naturalidade.

 

Acesse a pesquisa na íntegra, aqui.

Como a Wiser XP pode ajudar?

 

A Wiser XP oferece ao mercado duas tecnologias criativas e inovadoras focadas em desenvolvimento de workplaces: uma voltada para salas de reunião e a outra para estações de trabalho.

 

O primeiro software tem funcionalidade contínua para reservas de salas de reunião, catering, vídeo conferência, fornecendo uma visão clara das reservas e disponibilidade. Quando a reunião muda, tudo é atualizado em um processo rápido, mantendo todos informados.

 

O segundo fornece ferramentas e dados para implementar e gerenciar estações de trabalho compartilhadas e rotativas, além de ajudar na localização e reserva de mesas que atendam às suas necessidades.

 

Gostou do post? Como é o workplace da sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente suas experiências sobre o assunto!

Quer saber como o mercado esta transformando seus escritórios, quais as principais necessidades, dificuldades e o que seus colaboradores mais querem? Baixe o estudo sobre “Modern Workplaces 19/20”clicando aqui