Uma das chaves para uma empresa que apresenta bons resultados é o desempenho de sua equipe. Isso é porque são as pessoas as principais responsáveis ​​pela execução das demandas. Por essa razão, a motivação dos colaboradores é algo que merece muita atenção dos empreendedores, gestores e setor de RH.

Segundo uma pesquisa feita pela Gallup, consultoria global focada no ambiente corporativo, ou ganho em reprodutor pode ser até 12% maior quando profissionais qualificados motivados. No entanto, isso não é algo simples e fácil de realizar, uma vez que cada um tem suas expectativas, projeções e exigências.

Para ações mais efetivas, é importante que o RH faça um estudo dos funcionários e ambientes da empresa e entenda quais atitudes e mudanças podem trazer mais qualidade de vida para as pessoas satisfeitas. Conheça cinco formas que fazem toda a diferença pelo seu tempo no cotidiano corporativo.

Como dar mais motivação aos funcionários?

Reconhecimento profissional: para muitos colaboradores, o reconhecimento de seu desempenho nas funções que exercem é de extrema importância. Afinal, saber o quanto de contribuição para uma empresa e como está sendo desenvolvido é gratificante.

O reconhecimento também deve acontecer financeiramente com um aumento ou bônus salarial, uma vez que é um ponto bastante relevante. Em uma pesquisa realizada pelo Love Monday, site de avaliação de empresas, uma insatisfação com o salário ficou no primeiro lugar como o aspecto que mais incomoda como pessoas.

feedbacks : como devolutivas são formas genuínas de reconhecer os talentos, os resultados e como condutas. Os líderes devem usar as próximas sessões de sua equipe com o intuito de orientar, ensinar, aprender e valorizar os indivíduos. No entanto, o ideal é que eles se conectem de forma a não exportar ninguém.

Já os elogios podem ser feitos na presença dos demais, de forma específica e deixando claros os motivos pelos quais a pessoa está recebendo a congratulação. Isso demonstra respeito, coerência e é uma boa forma de indicar aos outros colaboradores os caminhos que podem ser seguidos para ter o mesmo reconhecimento.

Oportunidades: a motivação também aparece a partir das oportunidades criadas ou pensadas para os profissionais. Todos querem ter a chance de aprender, ampliar os conhecimentos e experiências e ser bem sucedido. Por isso, empresas com planos de carreira são mais procuradas, uma vez que dão mais perspectivas de futuro e crescimento.

Treinamento e desenvolvimento: dar a oportunidade dos funcionários fazerem treinamentos e cursos de aperfeiçoamento e capacitação é uma forma de reconhecer o valor deles e incentivar a atualização profissional. Isso não só os desenvolve, como também permite que a empresa tenha equipes mais capacitadas e dispostas a retribuir os investimentos com um desempenho melhor.

Ambiente agradável: por passar a maior parte do dia no trabalho, é preciso que as pessoas se sintam confortáveis onde estão. Além de investir em um layout que atenda às demandas de serviço, é essencial cuidar da qualidade do clima organizacional e proporcionar um espaço construtivo, salubre e que favoreça o aumento de motivação, engajamento e produtividade.

De que forma a Wiser XP pode ajudar?

Para auxiliar um RH mais estratégico e que faz com que os colaboradores deixem de ter rotinas robotizadas para dar espaço para a criatividade, a Wiser XP oferece ao mercado duas tecnologias voltadas para a gestão de espaço corporativo.

O primeiro software tem funcionalidade contínua para reservas de salas de reunião, catering, vídeo conferência, fornecendo uma visão clara das reservas e disponibilidade. Quando a reunião muda, tudo é atualizado em um processo rápido, mantendo todos informados.

O segundo fornece ferramentas e dados para implementar e gerenciar estações de trabalho compartilhadas e rotativas, além de ajudar na localização e reserva de mesas que atendam às suas necessidades.

Gostou do post? De que forma a sua empresa oferece mais motivação aos funcionários? Deixe seu comentário e compartilhe com algumas das suas estratégias.