A pandemia do coronavírus trouxe inúmeros prejuízos e preocupações. Porém, permitiu também mais tempo disponível para encontrar opções de cursos online gratuitos que possam contribuir para suas atividades profissionais.

Diversas instituições de ensino e empresas disponibilizaram seus materiais na internet. O objetivo é auxiliar aqueles que optaram por utilizar essa oportunidade para enriquecerem seus conhecimentos de forma online e à distância. A maioria deles dá direito a certificados que podem engordar o seu currículo.

Para te ajudar, nós da Wiser XP selecionamos diversas especializações que podem ser feitas diretamente do conforto do seu lar, independe da sua área de atuação e o melhor: sem gastar nada! Fiquem de olho nessa lista e ocupe a sua mente nessa quarentena.

10 cursos onlines gratuitos para fazer nesse período

1. Para você que quer ter seu próprio negócio, o Senac, em parceria com a CISCO, disponibilizou em sua plataforma um material com conceitos sobre empreendedorismo, com estudos de caso e interatividades, para reforçar suas habilidades em tecnologia com o objetivo de começar uma empresa.

2. Para aqueles que querem se especializar em vendas, a RD University liberou o curso de Fundamentos de Inside Sales para ajudar os vendedores a se atualizarem e aproveitarem ferramentas como programas de videoconferência e telefonia, entre outros, para aumentarem sua eficiência.

3. O Senai do Mato Grosso do Sul tem materiais sobre diversos assuntos de forma EaD. Entre eles, o de Finanças Pessoais, com conceitos que podem ser aplicados tanto profissionalmente quanto nas contas particulares. Para ter acesso, basta se cadastrar no site.

4. Muito conhecidos por seus cursos online gratuitos, a Rock Content por meio da Rock University, liberou videoaulas sobre vários setores do Marketing Digital. O de Customer Success, por exemplo, propõe a cultura com foco no sucesso do cliente. Além de dicas para montar seu time de CS, aborda métricas para avaliar os resultados e dicas para contratar os melhores profissionais.

5. A Escola Virtual do Governo disponibilizou cursos da TCU, RFB, CNJ e até da Endeavor, como o de Noções Básicas do Trabalho Remoto. Em apenas 10h, apresenta diversas estratégias para facilitar o dia a dia, a organização do trabalho individual e em equipe mesmo à distância.

6. Para quem deseja aprender novas línguas, a USP liberou seu conteúdo sobre LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Importantíssima na inclusão de pessoas surdas, este curso facilita a comunicação e a disseminação de conhecimentos para seu trabalho, independente dos contatos familiares e profissionais que você possa ou venha ter com esta comunidade.

7. A Fundação Bradesco, por meio da Escola Virtual, dá acesso a diversos cursos, como o de Fundamentos de Governança de TI. Nele pode aprender sobre os fundamentos básicos com destaque para conceitos como planejamento estratégico de TI, medição de desempenho, plano de contingência e gerenciamento de riscos de TI.

8. Se você tem dificuldade para trazer motivação aos seus colaboradores, a Fundação Getúlio Vargas disponibilizou dentre seus muitos cursos online gratuitos um sobre Motivação nas Organizações. A ideia é analisar e discutir desafios do mundo corporativo sobre incentivo, frustração e mecanismos de defesa.

9. Para os profissionais de RH, a Endeavor liberou o curso Recrutar: como atrair os melhores profissionais, voltado para os interessados em desenvolver o processo de recrutamento e seleção de candidatos para as vagas certas e que estejam alinhados à cultura da empresa.

10. A criatividade é algo imprescindível independente da área de negócio e atuação. Por conta disso, o Sebrae abriu um curso voltado para o desenvolvimento desta habilidade. Com a carga horária de apenas 3h, ele pretende dar o passo a passo do pensamento criativo e de que forma aplicá-lo nos empreendimentos.

Como reforçar suas soluções corporativas?

Preocupada com a qualidade de vida dos colaboradores e otimização de seu tempo útil, a Wiser XP disponibilizou em seu blog dicas para aumentar a motivação dos profissionais e abordou a importância do ambiente em sua produtividade.

Além disso, trouxe ao mercado brasileiro duas soluções que pretendem otimizar os processos, a fim de que os profissionais usem seu tempo de forma útil. A primeira delas tem funcionalidade contínua para reservas de salas de reunião, catering, videoconferência, fornecendo uma visão clara das reservas e disponibilidade. E quando algo muda, tudo é atualizado rapidamente, mantendo todos informados.

Para saber mais sobre essa solução, clique aqui.

Já a de gerenciamento de estações de trabalho gera e fornece dados para gerenciar estações de trabalho compartilhadas e rotativas, ajuda na localização e reserva de mesas que atendam às necessidades da sua equipe e permite que o usuário faça a reserva de um espaço por meio de dispositivos moveis, web, quiosques ou até mesmo telas digitais posicionadas na mesa.

Para entender melhor como funciona esta ferramenta, clique aqui.

Para ter acesso a todos os conteúdos e soluções da Wiser XP, acesse o blog e esteja preparado para quando tudo voltar ao normal.