Muitos gestores estão preocupados em se adequar à transformação digital para não perder a gravação da sua equipe e ainda ter um desempenho financeiro satisfatório. No entanto, uma gestão eficiente do espaço físico pode ter efeitos tão impactantes quanto a modernização da empresa.

 

Promover melhorias no ambiente corporativo para melhorar a experiência dos funcionários é muito importante, uma vez que a maioria deles passa a menos de 50% do tempo acordado dentro do local de trabalho. Isso quando não chega a trabalhar mais de 8 horas por dia .

 

 

Como tornar o ambiente corporativo mais acolhedor?

 

Permita que funcionários deixem seus espaços pessoais com suas características. Porta-retratos, plantas, bonecos e até mesmo canetas coloridas são objetos que transformam o humor e o local de trabalho, desde que não sejam em excesso.

 

Crie espaços onde os funcionários possam bater um papo ou tomar um café em uma pausa de suas atividades. Esses momentos de alívio aproximam os colegas e fazem com que o trabalho flua com mais naturalidade.

 

Dê voz à sua equipe para propor novas ações, aprimore seus processos e até mesmo quais são as maiores dificuldades enfrentadas e como resolvê-las na sua opinião, um fim de tornar o ambiente mais leve e participativo.

 

Pontos de atenção para fazer uma gestão eficiente do espaço físico

 

  • Layout: deve ser instalado com uma área de atuação profissional, permitindo que aqueles que trabalham em conjunto possam estar próximos e que possibilitem interação com os demais.

 

  • Organização: Um ambiente desorganizado pode comprometer o foco e a agilidade do seu pessoal, além de poluir ou visualizar sua empresa. Identificação de armários e prateleiras e políticas de mesas limpas podem ajudar na organização do local.

 

  • Fatores ambientais: itens como temperatura, iluminação e ruídos podem influenciar não apenas na execução dos funcionários, mas na sua saúde. O melhor é permitir que o espaço seja bem iluminado, com temperatura agradável e o mais silencioso possível.

 

  • Periodicidade da equipe: Analise a necessidade de ter estações fixas de trabalho para todo o seu quadro de colaboradores. Caso o uso não seja diário para todos, estimule a rotatividade das pessoas entre eles e diminua seus gastos reduzindo a quantidade de postos.

 

  • Áreas compartilhadas: Faça uso de tecnologias que permitam uma gestão eficiente dos espaços físicos de uso comum, como salas de reunião e videoconferência. Dessa forma, o agendamento desses locais não será um problema na produtividade do time.

 

Como a Wiser XP pode ajudar?

 

A Wiser XP oferece ao mercado duas tecnologias criativas e inovadoras focadas na gestão eficiente do espaço físico: uma voltada para salas de reunião e a outra para estações de trabalho.

 

O primeiro software tem capacidade contínua para reservas de salas de reunião, restauração , vídeo conferência, fornecendo uma visão clara das reservas e disponibilidade. Quando uma reunião muda, tudo é atualizado em um processo rápido, mantendo todas as informações.

 

O segundo ferramentas e dados para implementar e gerenciar estações de trabalho compartilhadas e rotativas, além de ajudar na localização e reserva de mesas que atendem às suas necessidades.

 

Gostou do post? Como é esse processo em sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe com as pessoas sobre o assunto!